ECOLOGIA

Ecologia.xps
View more presentations from biologiajean

GENÉTICA DO SEXO E MUTAÇÕES

GENÉTICA DO SEXO E MUTAÇÕES
View more presentations from biologiajean

SISTEMA IMUNE

Sistema imune
View more presentations from biologiajean

EVOLUÇÃO

Evolução da diversidade.xps
View more presentations from biologiajean

VÍRUS

Vírus
View more presentations from biologiajean

SISTEMÁTICA

quinta-feira, 15 de março de 2012

SIMULADO PRÉ-SAÚDE


PORFÍRIA:A origem da lenda dos vampiros.



A porfíria é um desarranjo na síntese de corantes vermelhos do sangue, e distúrbios mentais, em que as pessoas passam a agir como animais, e a ter comportamentos suspeitos, como a busca do isolamento, explicam a origem desses seres estranhos.  Ou seja,  mais do que monstros, vampiros e lobisomens são pessoas doentes. Mais que feras assassinas, eles são vítimas, figuras trágicas e tristes. (...)
(...) Palidez extrema, lábios muito vermelhos e dentes deformados e manchados de escarlate são marca registrada da porfíria, um distúrbio raro, mas verdadeiro. Pessoas que sofrem de porfíria não podem, por exemplo, apanhar sol: a pele, extremamente sensível, imediatamente se cobre de bolhas. Por isso, costumam abrigar-se de dia e só sair à noite. Aumenta, em seus corpos, a produção de pêlos. A saliva e a urina se tornam vermelhas. Os dentes se deformam e há mau hálito. O quadro está formado. É fácil inventar que a pessoa, só vista à noite, ataca quando sai a lua cheia. E se alimenta de sangue.
Existem vários tipos de porfíria. Um deles, especialmente insidioso, provocado pela diminuição da enzima uroporfirinogênio-descarboxilase, é conhecido como Porphiria cutânea tarda. É a forma que parece estar mais ligada às histórias de vampiros e lobisomens. Sua causa tanto pode ser genética, transmitida por um ou ambos os pais, como o resultado da cirrose hepática. Os sintomas variam de pessoa para pessoa. Alguém que tenha herança genética de porfíria pode passar pela vida e não ter nenhum sintoma. Há ocasiões, porém, em que o paciente chega a assumir as características externas do lobisomem. É a fase extrema da doença.

 (Revista Globo Ciência, ano 4 – nº 40, com adaptações/ antigo nome da Revista Galileu)

 Elizabeth Bathory, afetada pela porfíria, engravidou como resultado de um breve affair com um camponês. Quando sua condição se tornou visível, foi escondida até a chegada do bebê, porque estava noiva do Conde Ferenc Nadasdy. O casamento ocorreu em maio de 1575. O Conde Nadasdy era soldado e ficava fora de casa, freqüentemente, por longos períodos.

 1-Analise o heredograma abaixo, que representa a história genética de Elizabeth Bathory (17) ,seu marido(18) e o camponês(16) e responda:








Nenhum comentário: