1-Em uma população de drosófilas que ocupa uma área continental, o alelo autossômico A, que determina o caráter corpo claro, dominante, tem uma freqüência de 80% e o seu alelo recessivo a, que determina corpo preto, tem freqüência de 20%.
Um grupo de drosófilas originário dessa população é composto apenas por indivíduos heterozigotos (mesma proporção de machos e fêmeas), abandona o continente e vai ocupar uma ilha oceânica onde não existem drosófilas. Com base nesses dados e em seus conhecimentos biológicos, faça o que se pede:
a) CITE a freqüência, em porcentagem, dos alelos A e a na população que se instalará na ilha.
Freqüência de A:
Freqüência de a:
b) Considerando a ausência de outros fatores evolutivos, CITE os dois tipos de fenótipos e suas respectivas proporções que serão encontradas na ilha após uma geração de cruzamentos ao acaso. (04 pontos)
Fenótipo 1: Proporção:
Fenótipo 2: Proporção:
c) CITE um exemplo de fator ambiental que poderá exercer pressão de seleção diferente na população de moscas que ficou no continente e na que migrou para a ilha .
2-A anemia falciforme ou siclemia é uma doença hereditária que leva à formação de hemoglobina anormal e, conseqüentemente, de hemácias que se deformam. É condicionada por um alelo mutante s. O indivíduo SS é normal, o Ss apresenta anemia atenuada e o ss geralmente morre.
Supondo populações africanas com incidência endêmica de malária, onde a anemia falciforme não sofra influência de outros fatores e onde novas mutações não estejam ocorrendo, a freqüência do gene
a) S permanece constante.
b) S tende a diminuir.
c) S tende a aumentar.
d) s permanece constante.
e) s tende a aumentar.
3-O gráfico mostra a variação dos números de indivíduos do tipo original e do tipo mutante, ao longo de 100 anos, em uma mesma área de floresta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário